Carta Aberta à Oftalmologia Brasileira

Sobre o papel dos eventos das entidades médicas na educação continuada.

Empresas que comercializam insumos cirúrgicos e medicamentos querem – e precisam –mostrar seus produtos aos potenciais usuários e prescritores.

Isso é estratégico e faz parte do mercado no qual estamos inseridos. A sustentabilidade desse ecossistema passa por oferecer aos oftalmologistas brasileiros conhecimentos imparciais e isentos, que os permitam avaliar as informações recebidas e julgar o que é mais adequado à realidade de sua prática e para seus pacientes.

É exatamente para a formação dessa massa crítica que qualifica a assistência oftalmológica que a educação continuada oferecida pelas entidades médicas em seus eventos presenciais e virtuais é fundamental. Esse trabalho é importante para todos os médicos oftalmologistas, pacientes e indústria.

É claro que parece mais fácil, em um primeiro momento, pescar em um aquário do que em um rio, e é exatamente isso que algumas empresas tentam fazer, quando afirmam que não podem investir em eventos de entidades médicas ou escolas, pois optaram por direcionar seus recursos para a realização de eventos próprios, planejados para receber um público pequeno e selecionado.

Entendemos que as empresas queiram e tenham direito a fazer seus eventos, mas não aceitamos que isso signifique reduzir ou eliminar o apoio à educação médica continuada, isenta e imparcial, oferecida pelas entidades. Reiteramos que acreditamos nos eventos desenvolvidos por entidades médicas e escolas como espaços de compartilhamento e democratização do conhecimento e que é justamente ali que devem ser oferecidas oportunidades de obtenção de conhecimento sobre avanços tecnológicos e novos produtos.

Assim, as entidades abaixo assinam esta nota de repúdio a tal atitude, e convidamos você a fazer o mesmo.

São Paulo, 04 de março de 2023.

Conselho Brasileiro de Oftalmologia(CBO); Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR); Associação Brasileira de Córnea e Banco de Tecidos; Associação Brasileira de Neuroftalmologia (ABNO); Centro Brasileiro de Estrabismo (CBE); Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia (SBAO); Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular (SBCPO); Sociedade Brasileira de Ecografia em Oftalmologia (SOBRECO); Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG); Sociedade Brasileira de Laser em Oftalmologia (BLOSS); Sociedade Brasileira de LC, Córnea e Refratometria (SOBLEC); Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP); Sociedade Brasileira de Oncologia em Oftalmologia (SBOO); Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV); Sociedade Brasileira de Urgências, Emergências e Trauma Ocular (SOBRETO); Sociedade Brasileira de Uveítes (SBU); Sociedade Brasileira de Visão Subnormal (SBVSN); Sociedade Centro Oeste de Oftalmologia(SOCEO); Sociedade Norte Nordeste de Oftalmologia (SNNO); Sociedade Sul Brasileira de Oftalmologia (SULBRA); Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SOB); Departamento de Oftalmologia (EPM-UNIFESP) Departamento de Oftalmologia da Santa Casa de São Paulo (FMSCSP) e Departamento de Oftalmologia – FMUSP.

Continue lendo

Posts Relacionados

  • Categories: Eventos, notícias|Views: 2426|Published On: 30 de março de 2023|
    Leia Mais
  • Categories: notícias|Views: 554|Published On: 10 de janeiro de 2023|
    Leia Mais