
Saúde ocular em pauta na Assembleia Legislativa do Paraná
A saúde ocular foi tema de uma importante audiência pública realizada nesta quarta-feira (9/4/2025), na Assembleia Legislativa do Paraná. A iniciativa, proposta pelo deputado estadual Alexandre Amaro, reuniu oftalmologistas, representantes de entidades médicas e autoridades públicas para discutir os desafios e estratégias para ampliar o acesso à assistência oftalmológica no estado.
A Associação Paranaense de Oftalmologia (APO) esteve presente com a participação da presidente, Dra. Eliana Pires, e da vice-presidente, Dra. Heloisa Russ. Durante o encontro, elas reforçaram o papel essencial do médico oftalmologista no cuidado com a visão da população paranaense.
Também participaram da audiência:
Dra. Wilma Lelis Barboza, presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), que falou sobre o acesso da população à atenção especializada em oftalmologia;
Dr. Lisandro Sakata, 1º secretário do CBO;
Dr. Juliano Palmiro, médico oftalmologista e coordenador da Câmara técnica de Oftalmologia do CRM/PR, que destacou a importância do médico oftalmologista para a saúde ocular de uma comunidade;
Dra. Ranni Santos, médica oftalmologista e membro da Câmara técnica de Oftalmologia do CRM/PR, que apresentou o projeto “Um olhar da oftalmologia para os escolares”, voltado ao combate à cegueira e reabilitação visual;
Dra. Heloisa Helena Abil Russ Giacometti, que apresentou o programa “Bons Olhos Paraná”;
Dra. Eliana Pires, que também abordou a demografia da oftalmologia no Paraná e sua relevância para o aprimoramento das políticas públicas de saúde ocular.
Foram convidados para breves considerações:
Dr. Rogério Carboni, Secretário do Desenvolvimento Social e da Família do Paraná;
Dr. Romualdo Gama, presidente do CRM-PR;
Prof. Dr. Carlos Augusto Moreira Jr., diretor médico do Hospital de Olhos do Paraná;
Prof. Dr. Hamilton Moreira, diretor do Médicos de Olhos S.A.;
Prof. Dr. João Guilherme de Moraes, coordenador-chefe do Serviço de Residência Médica em Oftalmologia do Hospital da Visão (Oftalmo Curitiba).
Entre os principais temas debatidos estiveram:
Fila de espera por atendimentos e cirurgias oftalmológicas;
Prevenção e reabilitação visual;
Valorização dos profissionais qualificados;
A importância da atuação ética e responsável;
Riscos da atuação de não médicos em atividades que exigem diagnóstico e prescrição.
A APO reafirma seu compromisso com a promoção da saúde ocular, o acesso equitativo à assistência especializada e a defesa da prática médica ética.
A audiência está disponível na íntegra no canal da Assembleia no YouTube.
Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ummECoZdrQU
Continue lendo